Quem somos

O Fórum de Cultura de São Sebastião surge em 16/02/2011, com as discussões para criação do Conselho Regional de Cultura. Para isso, foi sugerida a criação do Fórum, para discussão do fazer artístico na cidade. Todos os artistas da cidade estão convidados a participar desta construção coletiva. Para publicar textos no blog, basta enviar email para forumdeculturass@gmail.com.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Reunião do Fórum de Cultura de São Sebastião com os conselheiros regionais de cultura eleitos pela sociedade







O encontro entre os conselheiros regionais de cultura e membros da comunidade cultural de São Sebastião ocorrido na Aquário Bar, na noite de 6 de outbro, foi bastante produtiva com colaborações dos vários participantes e ainda a leitura da Resolução nº 177, de 12 de setembro de 2011 que regula a composição e as funções dos Conselhos, ainda não regulamentados desde 1998 quando da criação da lei dos Conselhos.

No encontro, conselheiros representantes da sociedade civil puderam se apresentar e discutir com outros membros das artes e cadeia produtiva da cultura na comunidade os diferentes aspectos que envolvem o fazer artístico em São Sebastião atualmente.

Num primeiro momento, todos se apresentaram e relataram algumas dificuldades percebidas na localidade.

Quem abriu as apresentações foram os conselheiros eleitos presentes, Vinícius Borba, Adriana Seixas, Wizelany Marques e Célio do Aquários, alertando sobre suas disposições para construir o conselho e fortalecer esta luta.

O sambista e letrista Kaoka, relatou a fundação da primeira escola de samba de São Sebastião, a Associação Recreativa e Cultural Acadêmicos de São Sebastião. Ele lembrou que até pouco tempo, nossa escola de samba era a mesma de moradores dos condomínios do Jardim Botânico, que não representavam devidamente os moradores de São Sebastião apesar da composição principal da Escola Projeto Colibri ser de moradores da cidade.

Kaoka relatou as dificuldades pela falta de apoio da Administração Regional para aquisição de um espaço para alocação da Escola e mesmo para o custeio da fundação da entidade, bem como registro legal.

Os participantes, por sugestão de Célio do Aquário, se comprometeram e participar da campanha em prol de levantar os recursos para o registro civil da Acadêmicos de São Sebastião.
Célio também ressaltou a falta de uma escola infantil de teatro na cidade e demonstrou o sentimento de criar a primeira escola infantil de teatro.

Outro participante da atividade, Kalil, membro da comunidade sertaneja da cidade, lembrou que as dificuldades para o financiamento das artes é algo sempre constante, mas questão de persistência. Além dessa questão, Kalil fez questão de comentar sobre a importância de ver a legalização do Conselho com sua devida efetivação diante do poder público e publicação do Conselho no Diário Oficial.

Ele ressaltou a limitação da participação dos delegados da cultura no Orçamento Participativo e relatou a falta que isso fez para a estruturação e que seja dada prioridade a cultura na cidade, já que teriam sido poucos os participantes das reuniões que eram da agitação cultural.

Carlos Ferreira também presente, ressaltou que o Conselho é passo importante para efetivação de políticas públicas para a cultura em nossa cidade e que sente falta da discussão da gastronomia enquanto cultura em nossa cidade, fator mais que comprovado como elemento cultural e tradicional do regionalismo brasileiro.

Francisco Neri, do Centro de Educação Popular de São Sebastião (Cepss), ressaltou a qualidade das pessoas que compõe o conselho na atualidade, ressaltando que se sente representado pela ação de tais pessoas no CRC, por serem pessoas das artes. Ele lembrou que só a presença no Conselho, com todos reunidos é um importante ato de resistência cultural, enorme avanço para o crescimento da comunidade.

Dhione, da Associação de Artistas de São Sebastião (Asass), parabenizou os eleitos ao Conselho e desejou boa sorte a todos no mandato dos Conselheiros.

Kaoka lembrou também a importância do exemplo do Paranoá, onde tem ocorrido chamamentos públicos para as participações de artistas as festas regidas pela Administração Regional da Cidade. Ele citou o fato pois teve a própria participação negada no Aniversário de São Sebastião.

J-Mix relatou novidades nas concessões de rádio comunitária na cidade. Segundo J-Mix, a Associação Agrovila que teria recebido uma concessão de rádio comunitária teria perdido a mesma e que a Ascom estaria entrando na disputa para buscar tal espaço. J também reforçou a importância das divulgações das atividade do CRC serem divulgadas por telefone já que por internet nem todos tem acesso. Perguntado por Vinícius Borba, ele confirmou que poderia se voluntariar em atividades posteriores a telefonar desde que seja concedido um número para este fim.

Resolução
Na sequência Vinícius Borba fez breve explicação sobre alguns procedimentos realizados para as pesquisas sobre o Conselho e os andamentos atuais das atividades do Conselho, ainda em formação. Fez então a apresentação da Resolução publicada no Diário Oficial do DF recentemente, em 12 de setembro de 2011, que regulamenta e atribui as funções e poderes do Conselho Regional de Cultura nas satélites. A resulução segue abaixo e ficou determinado que ficará em anexo ao blog para que todas as pessoas possam acessá-la quando necessário.

Leia a resolução clicando neste link

Encaminhamento

Foi colocado pelo presidente da Asass, Dhiony, que esteve em contato com o atual gerente de cultura da Administração Regional, conhecido como Argentino, e que o mesmo gostaria de promover uma grande atividade com a participação da comunidade no próximo dia 30.

O conselheiro Vinícius Borba manifestou que seria preferível promover o encontro somente com a definição dos nomes dos representantes do governo para o Conselho Regional, para que assim estes pudessem se fazer presentes na primeira reunião ordinária do Conselho. Os participantes da atividade presentes concoradaram com a ideia e foi combinado que os membros do Conselho já eleitos entrariam em contato com o mesmo para tal este objetivo.

Blog e novidades do Fórum de Cultura

Depois da leitura, todos puderam fazer breves colocações sobre o assunto e para o término do encontro foram apresentadas algumas das novas funcionalidades do blog do Fórum de Cultura de São Sebastião, entidade criada juntamente ao processo de formação do Conselho Regional de Cultura da cidade, para o estímulo ao debate e a multiplicação das vozes culturais na cidade.

Pontos importantes foram as iniciativas de criação de um banco com nomes e contatos das entidades ligadas a arte e cultura na comunidade, bem como de projetos sociais para divulgar os trabalhos sociais na cidade e estimular o intercâmbio entre elas.

O Blog do Fórum de Cultura foi apresentado a disposição de todos e o email para o qual as entidades podem incluir seus cadastros junto ao Conselho são forumdeculturass@gmail.com e o endereço do blog é http://www.forumdeculturassdf.blogspot.com/

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Reunião com Conselho Regional de Cultura hoje, sexta 7/10 e neste sábado encontro com Secretário de Cultura Hamilton Pereira no Cepss


Os representantes da sociedade civil membros do Conselho Regional de Cultura de São Sebastião convidam toda a comunidade e artistas da cidade para um diálogo sobre os resultados da Conferência de Cultura de São Sebastião e apresentação dos conselheiros à comunidade. O encontro é nesta sexta-feira (7), à partir das 19h30 no Aquários Bar com todo o movimento cultural, produtores de cultura, artistas e membros da cadeia economica da cultura para discutir os rumos das artes em nossa cidade.

No sábado (8) temos novo encontro, com o secretário de cultura Hamilton Pereira e a secretária de Políticas de Igualdade Racial, Josefina Santos, no Cepss, à partir das 9h da manhã.

Participe do debate, mesmo que não seja artista ou produtor cultural, você tem muito valor para construir uma nova cultura em nossa cidade.

Reunião do Conselho Regional de Cultura com a comunidadeLocal: Aquários Bar, avenida Central nº260, bairro São José
Horário: 19h30
Data: 7/10 - sexta-feira

Reunião com participação do secretário de Cultura Hamiltom Pereira e secretária de Políticas de Igualdade Racial Josefina Santos

Local: Centro de Educação Popular de São Sebastião, Cepss, Quadra 29 Lote 21C Bairro São José, São Sebastião-DF, próximo ao Projeto Vida Padre Gailhac.
Horário: 9h
Data: 8/10 - sábado

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ÚLTIMAS ATIVIDADES III Jornada Artística do Instituto ABÁ




Pessoal,

Aproveitem que já está acabando:

- Palestra: Empreendedorismo Cultural - Experiências do Instituto ABÁ

Local: EC São Sebastião - Bairro Vila Nova
Dia: Sábado, 08/10/2011
Horário: 11h

- Intervalo Cultural: Centro Cultural Itaipu

Local: Bairro Itaipu (Itaipu 83, casa 11)
Dia: Sábado, 08/10/2011
horário: 17h


Produção Cultural:

Raul Corrêa - tel.: 85152261

Stefany Rodrigues: tel.: 85112538

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ERRATA: Reunião com Conselho Regional de Cultura remarcada para sexta 7/10

A reunião marcada para esta quinta foi remarcada para sexta-feira (7/10) no mesmo horário (19h30), no Aquários Bar. O motivo da remarcação foi uma reunião extraordinária marcada para quinta entre Conselho de Segurança, produtores da cidade e autoridades de segurança, que também deve contar com a presença de representantes do Conselho de Cultura, por situações urgentes de risco a vida referentes a atividades culturais e eventos.

Ainda assim, a reunião de sexta deve contar com presença do Gerente de Cultura da Administração Regional de São Sebastião e nossos representantes da sociedade civil.

Os representantes da sociedade civil membros do Conselho Regional de Cultura de São Sebastião convidam toda a comunidade e artistas da cidade para um diálogo sobre os resultados da Conferência de Cultura de São Sebastião e apresentação dos conselheiros à comunidade.

Participe do debate, mesmo que não seja artista ou produtor cultural, você tem muito valor para construir uma nova cultura em nossa cidade.

Reunião do Conselho Regional de Cultura com a comunidade
Local: Aquários Bar, avenida Central nº260, bairro São José
Horário: 19h30
Nova Data: 7/10 - sexta-feira

--
Fórum de Cultura de São Sebastião
                          
forumdeculturass@gmail.com
http://forumdeculturass.blogspot.com